quarta-feira, 25 de julho de 2012

Planalto Central (Parte 1)

Boa tarde viajantes!
Pra quem pensa que Brasília é só política tá enganado! E tem muita gente que passa por lá, é através de escalas ou conexões que as companhias aéreas fazem por lá quando vamos atravessar o país.
Mas essa mesma lógica vale pra quem deseja dar um giro pelas atrações do Planalto Central.
E pra começar com esse roteiro, reserve os primeiros momentos para explorar a cidade com grandes edifícios. Para poder entender a forma de avião do tão falado Plano Piloto, basta subir os 75 metros da torre de televisão (de elevador, claro!). Essa torre nos permitirá uma vista panorâmica do Eixo Monumental, Lado Paranoá, Parque da Cidade e Asa Sul e Norte.


Um dos passeios de Brasília é a Torre de Televisão, que permite vista panorâmica do Eixo Monumental, Lago Paranoá, Parque da Cidade e Asa Sul e Norte. A estrutura metálica de 75m, projetada por Lucio Costa, é a mais alta da América Latina
Eixo Monumental visto da Torre de Televisão


Perto dessa área, podemos encontrar a Praça dos três Poderes: onde fica o Congresso Nacional - Supremo Tribunal Federal - Palácio do Planalto e também por perto o Palácio do Itamaraty.


A Praça dos Três Poderes une o Congresso (Poder Legislativo), o Palácio do Planalto (Executivo) e o Supremo Tribunal Federal (Judiciário)
Sede do Ministério das Relações Exteriores, o Palácio do Itamaraty abriga obras de Alfredo Volpi, Athos Bulcão, Lasar Segall e Victor Brecheret


Pegando a duplicada BR-020, siga em direção a Formosa e desvie 33 km para conhecer também o Salto do Itiquira com majestosos 168m de queda. Quando retornar a BR-020, o próximo destino é Posse, base para conhecer as cavernas do Parque Estadual da Serra Ronca. O que complica nessa região é acesso, pois as cavernas ficam a, no mínimo, 78 km da cidade. 




Próxima parada: Retorne até perto de Brasília para seguir em direção à Chapada dos Veadeiros. A 15 km de Alto Paraíso de Goiás -  que é uma espécie de "capital informal" da região - as montanhas vão ganhando mais nitidez. Para que gosta de fazer trilhas e quer conhecer os mirantes e cachoeiras, terá que dividir o tempo entre Alto Paraíso, Cavalcante e São Jorge, onde fica a sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.




Pra ninguém se cansar, vamos parar por aqui! Amanhã terminamos esse roteiro!
Boa trip e até a próxima!




















fonte: viageaqui.abril.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
;