Os deslocamentos humanos, individuais e coletivos motivados pela fé têm ganho vulto em diversas localidades brasileiras. É o chamado turismo religioso, que, segundo o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), faz com que 15 milhões de pessoas se desloquem anualmente no País, movimentando, no mínimo, R$ 6 bilhões.
Fortaleza não abdica do turismo impulsionado pelo sol que brilha o ano inteiro e pelos verdes mares. Mas, aposta na fé católica para atrair novos visitantes. A alta temporada turística começa com a implementação do Circuito de Turismo Religioso da Capital cearense, que contempla dois roteiros gratuitos por igrejas e monumentos relativos à religiosidade cristã.
A secretária de Turismo de Fortaleza, Patrícia Aguiar, entende que a Capital cearense não pode ficar resumida somente ao turismo de sol, mar, compras e gastronomia. Com a implemen-tação do Circuito de Turismo Religioso, o destino segue uma tendência mundial.
Para Patrícia Aguiar, o turismo religioso é uma nova porta que se abre para uma parcela considerável da população, principalmente a da Melhor Idade. Além disso, levou-se em conta na formatação do projeto turístico o fato de Fortaleza ter laços muito fortes na fé, sediando, anualmente, eventos que reúnem multidões nas ruas e avenidas da cidade, como a Procissão de Fátima, a Caminhada com Maria e o Projeto Evangelizar.
Fonte: Diário do Nordeste
0 comentários:
Postar um comentário