quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Salinas, catedral de sal e mar morto: veja dez destinos salgados

Existem destinos turísticos muito salgados - e não estamos falando dos preços de cruzeiros de luxo ou hotéis cinco estrelas. Obra do homem ou da natureza, eles têm isso em comum: são feitos ou têm muito sal.
E "muito", no caso, é realmente muito. Salinas imensas, prédios inteiros talhados no sal e lagos de alta salinidade criam paisagens muito surpreendentes, fora de comum. Confira 10 destinos salgados:


Devil's Golf Course, Estados Unidos
No coração do deserto de Mojave, no estado americano de Nevada, o Death Valley National Park é um dos pontos mais baixos do mundo, situado a cerca de 80 metros embaixo do nível do mar. A meio caminho entre Las Vegas e Los Angeles, o parque tem uma área conhecida como ¿Devil¿s Golf Course¿ (o campo de golfe do Diabo), com extensões de cristais salinos e formações curiosas que lembram paisagens pré-históricas.


Mar Morto, Israel e Jordânia
O Mar Morto é um lago salgado de mais de 1000 km² entre Israel e a Cisjordânia. Enquanto a salinidade do mar costuma ser, em média, de 4%, a do Mar Morto é de cerca de 27%, o que impede a vida de seres marinhos, menos pequenos organismos microscópicos. A água é tão salgada que pessoas flutuam nela.


Salinas Grandes, Argentina
No centro da Argentina, uma imensa salina de 8900 km² ocupa o noroeste da província de Córdoba. As Salinas Grandes estão situadas em uma falha tectônica com ventos constantes e uma imensidão branca que reflete o céu em épocas de chuvas. Somando salinas adjacentes como as Salinas de Ambargasta e as Salinas de São Bernardo, chega-se a mais de 30 mil km², criando um dos maiores salares do planeta.


Catedral de sal de Zipaquirá, Colômbia
Construída dentro de um túnel de minas de sal a 50 km de Bogotá, a catedral de sal de Zipaquirá faz parte do Parque de la Sal, uma reserva natural de 32 hectares. Para chegar até a catedral, uma das mais belas construções da Colômbia, você passa por quatorze capelas, e cada uma conta com uma cruz talhada nas paredes de sal.


Lago de Qinghai, China
Situado entre as montanhas nevadas do Tibete e as pastagens da região chinesa de Qinghai, encontra-se o maior lago de sal da China, 3200 metros acima do nível do mar, em uma área de 4400 metros quadrados. O lago é um ponto de encontro de pássaros migratórios durante os meses de março e junho, principalmente na Ilha dos Pássaros.


Grande Lago Salgado, Estados Unidos
Conhecido como ¿o mar morto dos Estados Unidos¿, o Grande Lago Salgado fica no norte do estado de Utah, e é o maior lago de sal do hemisfério ocidental, com cerca de 4 400 km². O lago tem uma dezena de ilhas com belas praias, que podem ser visitadas em cruzeiros de um dia. O Grande Lago Salgado fica menos de uma hora de carro de Salt Lake City.


Salar de Uyuni, Bolívia
Maior deserto de sal do mundo, com cerca de 12 mil km² , o Salar de Uyuni fica na região boliviana de Potosí, a mais de 3 300 metros acima do nível do mar. Na temporada de chuvas, as planícies estão cobertas de uma fina camada de água, que reflete as belas paisagens. Na hora de dormir, você pode se alojar em um deserto feito de sal no coração do Salar.


Salinas de Trapani, Itália
No oeste da ilha italiana de Sicília, as salinas de Trapani têm moinhos brancos e piscinas salgadas, formadas pela evaporação da água marinha do Mediterrâneo. Situadas na rota do sal, entre Trapani e Marsala, as salinas estão cercadas por uma vida voltada para o mar, com pesca, colheita de corais e produção de sal.


Montanha de Sal de Cardona, Espanha
A 90 quilômetros de Barcelona, a imponente Montanha de Sol de Cardona forma um cartão portal surpreendente numa região de castelos históricos que tornam a pequena cidade ainda mais atraente. A Montanha de Sal tem uma exposição de esculturas talhadas em sal, dentro das minas que podem ser exploradas em visitas guiadas.


Minas de Sal de Wieliczka, Polônia
Perto da cidade de Wieliczka, no sul da Polônia, as Minas de Sal de Wieliczka atraem mais de um milhão de visitantes por ano. Uma dúzia de estátuas e uma capela construída nas paredes de sal pelos mineiros, onde até os lustres são feitos em sal, fazem parte das principais atrações turísticas destas minas exploradas desde o século 13.

Fonte: Terra

0 comentários:

Postar um comentário

 
;